
Reservatórios
O retorno das chuvas no Sul nas últimas semanas contribuiu para elevação da vazão e armazenamento deste subsistema. No entanto, tais chuvas, isoladamente, ainda não são suficientes para reversão do cenário crítico atual, sendo necessários novos eventos de chuvas nos próximos dias para recuperação das condições de armazenamento do sul.
Setembro é um mês em que tipicamente volta a ocorrer chuvas com maior frequência no subsistema Sul e quando pode voltar a ocorrer também precipitação em bacias do Sudeste/Centro-Oeste, sendo esperado que ocorram novas chuvas em ambos os subsistemas nas próximas semanas. No entanto, os volumes não são suficientes para reversão do cenário e previsões ainda não indicam claramente uma transição para o período úmido.
Apesar do leve aumento na frequência de chuvas, o armazenamento deve continuar em recessão em todos os subsistemas, especialmente em virtude da baixa umidade do solo. Uma possível mudança de tendência só será possível após a boa transição para o período úmido a partir da segunda quinzena de outubro.