
Reservatórios
O mês de agosto/20, assim como os últimos meses, terminou seco para praticamente todas as regiões do país. O processo de drenagem continuou em todos os submercados e os níveis dos reservatórios reduziram, seguindo a tendência esperada para o período seco.
A primeira quinzena do mês de setembro/20 foi totalmente seca em todo o país e, com isso, os níveis de armazenamento mantiveram a tendência de redução. Para o restante do mês não é esperado mudanças abruptas das condições atuais e, assim, o deplecionamento deve persistir até novembro/20, como indicado no Gráfico 1.
Vale destacar que os reservatórios estão com condições favoráveis quando comparados aos últimos anos, contudo, é necessário monitoramento, pois a qualidade do início do período úmido é fundamental para determinar qual a trajetória de recuperação em 2021.
É possível que o período úmido se inicie com alguma defasagem no ciclo 2020-2021, no entanto, se confirmarmos um cenário de normalidade de chuvas de dezembro a março, há a expectativa de bons níveis de reservatório se comparado aos anos anteriores. Mas esse cenário dependerá da qualidade das chuvas no decorrer do verão.