
Reservatórios
Embora o mês de outubro/20 tenha sido marcado por alguns eventos de precipitação, o cenário hidrológico brasileiro continua seco em grande parte dos reservatórios do país. Essa condição, somada à retomada do consumo de energia, contribui para que os reservatórios do Sudeste, Sul e Norte, apresentem índices inferiores a 30% de sua capacidade.
Tipicamente, essa condição de poucas chuvas durante o mês de outubro é caracterizada como uma situação normal no período de transição (seco para úmido). No entanto, a variação espacial das chuvas dificulta a umidificação do solo e, consequentemente, a recuperação hidrológica dos reservatórios, bem como a expectativa de dois meses atrás está sendo frustrada.
É importante salientar que iniciamos o período seco de 2020 com indicativo de melhores níveis de reservatórios dos últimos anos, mas essa reserva foi consumida ainda em 2020. Com isso, partiremos para mais um ano dependentes do próximo ciclo de chuvas, o que deve se refletir volatilidade, especialmente até a consolidação do período úmido.