
RESERVATÓRIOS
O mês de abril/20 terminou seco para as Regiões Sudeste e Sul, com as precipitações concentradas nas regiões Norte e Nordeste. O Sul passa por um período crítico, com poucas chuvas e reservatórios com níveis reduzidos, deste modo, até o momento, depende do Sudeste. Como pode ser observado pelo Gráfico 1, os níveis dos reservatórios não tiveram muita variação, pois as restrições proporcionadas pela pandemia da COVID-19 fizeram com que houvesse uma redução significativa de consumo e, consequentemente, os reservatórios não estão sendo pressionados, como em anos anteriores.
Para o mês de maio/20 é esperado que as chuvas reduzam pois já é caracterizado período seco. Assim, a expectativa é que os reservatórios iniciem o deplecionamento, mas com pouca oscilação, devido a redução da carga e a continuidade das chuvas no Norte do país. Já na Região Sul, se espera uma melhora nas condições de chuva, o que é típico para o período e será fundamental para recuperação da condição crítica que a região se encontra.
Com a pandemia da COVID-19 impactando diretamente a demanda por energia, espera-se que o deplecionamento dos reservatórios seja inferior ao ocorrido em anos anteriores.