
Reservatórios
Seguindo sua tendência climatológica, o mês de junho tem exibido um comportamento típico da época do ano, apresentando alguns eventos de precipitações sob a Região Sul e Sudeste, mas que não colaboram para a manutenção dos níveis dos reservatórios. Os níveis das principais bacias continuaram o processo de deplecionamento e corroboram o cenário crítico destacado em outras edições deste relatório.
Para os próximos meses, ainda são esperadas chuvas mais consistentes na região sul e ainda não se descarta, especialmente em julho, a ocorrência de grandes eventos de chuva no sul, como ocorrido em anos anteriores. Ainda assim, o indicativo é de que seriam eventos pontuais que não mudariam o cenário de forma estrutural e dependeremos da transição para o período úmido, o que só deve ocorrer em outubro.
Por fim, outra variável de grande relevância e que tem uma influência direta sob os reservatórios, são as atividades regulatórias desenvolvidas e analisadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Desde o começo do ano, o CMSE desenvolveu uma série de iniciativas buscando amenizar o deplecionamento dos reservatórios durante o período seco. Essas medidas, como já sinalizadas por estudos do operador e entidades ambientais, poderão ser intensificadas nos próximos meses.