
Reservatórios
O mês de junho/20 terminou seco para praticamente todas as regiões do país, com exceção da Região Sul, que apresentou precipitações e, assim, a condição dos reservatórios melhorou nas últimas semanas do mês. Os demais submercados começaram o processo de drenagem e os níveis de seus reservatórios começaram a reduzir, contudo, com taxas controladas.
No mês de julho/20 as chuvas se concentraram no Região Sul, proporcionando a recuperação dos reservatórios da região. Desde o começo do ano, a situação na Região Sul era crítica, com alta drenagem e poucas precipitações. Contudo, no mês de julho/20, os reservatórios deste submercado apresentaram uma variação de, aproximadamente, 23 pontos percentuais, partindo de 39% no primeiro dia do mês para 63% no dia 20.
Vale destacar, a partir de Gráfico 1, que os reservatórios estão com condições favoráveis e seu deplecionamento está menor do que o esperado. Parte dessa manutenção é dada pela redução da carga provocada pela pandemia do COVID-19, que reduziu a demanda nos últimos meses.