
Reservatórios
Embora o começo de janeiro tenha sido caracterizado pela atuação de uma frente fria sobre o Sudeste do Brasil, com acumulados de chuvas sobre os estados Minas Gerais, Paraná e São Paulo, a recuperação dos principais reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste vem ocorrendo, mas em uma taxa de elevação inferior ao desejado para a época.
Já em relação aos demais submercados, os reservatórios do Sul e Nordeste se mantiveram estáveis durante as primeiras semanas de janeiro, contudo, os níveis apresentados estão abaixo do esperado para a época ano. A situação dos reservatórios é agravada desde o final do ano passado, quando ocorreu o atraso para o início das chuvas e consequente umidificação do solo.
Vale destacar que, desde o ano passado, por determinação do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), usinas térmicas estão sendo despachadas fora da ordem de mérito para ajudar a recuperação dos reservatórios. A perspectiva, observada no Gráfico 1, é que os reservatórios comecem a se reestabelecer nos próximos meses e sua recuperação irá depender da qualidade e localidade das próximas chuvas.