
Reservatórios
O mês de janeiro foi marcado por consideráveis volumes de chuvas sobre o Sul do país, devido a atuação de frentes frias sobre a região. Essa condição, propiciou uma retomada dos níveis dos reservatórios nas principais bacias do Sul.
Em contrapartida, a condição hidrológica das demais bacias do país continua em estado de atenção. Embora nas últimas semanas tenham ocorridos alguns eventos de chuvas sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o nível dos reservatórios das principais usinas do Sudeste ainda permanece baixo, como pode ser observado no Gráfico 1.
Para os próximos dias, espera-se que as frentes frias atuantes no Sudeste favoreçam os regimes de precipitações sobre as principais bacias desta região e, além disso, possam contribuir com recuperação de armazenamento no Nordeste e Norte.
No entanto, a condição do sistema ainda continua crítica e, por isso, o Operador Nacional do Sistema (ONS), seguindo recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), continua despachando usinas termelétricas fora da ordem mérito para maximizar a recuperação dos reservatórios durante o período úmido.