
Reservatórios
O mês de março apresentou uma redução gradual do nível de precipitação no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e com isso, o mês de abril consolidou-se como o fim do período úmido. Desta forma, os reservatórios nas principais bacias do setor iniciaram o período de estabilização, e o início do deplecionamento do Sudeste pode ocorrer antes do esperado.
Já para o submercado Norte, também se verificou uma redução do volume de precipitação nos primeiros dias de abril. Apesar de ainda se esperar a retomada das chuvas nesta região para os próximos dias, o indicativo é de redução das afluências, o que ocorreria antes do esperado pela climatologia. Para o Sul os modelos indicam um mês de abril com baixos volumes de precipitação, mantendo-se até o início de maio.
Consolida-se assim, um período úmido abaixo da média e o pior ano hidrológico do histórico de 91 anos. Isso se reflete na dificuldade de recuperação dos reservatórios, caminhando para um período seco forte dependente de despacho térmico para evitar uma aceleração do deplecionamento até novembro.