
Reservatórios
O mês de março/20 foi um mês sem muita precipitação, contudo, as afluências do mês de fevereiro/20 foram fundamentais para que os níveis dos reservatórios fossem restabelecidos. A partir do Gráfico 1, vale destacar o quão bom foi o período úmido de 2020, quando comparado com os anos anteriores.
Para abril/20 as chuvas ficaram concentradas nas Regiões Norte e Nordeste e os reservatórios dessas regiões apresentaram excelente recuperação, como ilustrado no Gráfico 2. No entanto, o deslocamento das chuvas para o Norte do país afeta a retomada que os reservatórios da Região Sudeste vinham apresentando até março/20, região que apresenta a maior capacidade de armazenamento do sistema. Vale destacar, que os reservatórios do Região Sul estão com níveis baixos pela falta de precipitação, com isso, a situação deve ser monitorada.
A partir do mês de abril/20 é esperado que os níveis dos reservatórios apresentem uma taxa de recuperação muito menor que o ocorrido até março/20. E, após abril/20, com a pandemia da COVID-19 impactando diretamente a demanda por energia, é esperado a manutenção dos reservatórios ao longo do período seco.