Notícias

PLATAFORMA DE ANÁLISE DE DADOS

PROMETE AUMENTAR A SEGURANÇA NAS TRANSAÇÕES

Plataforma de análise de dados promete aumentar a segurança nas transações

No dia 23 de janeiro, foi divulgado um projeto importante para a aprimoração da segurança nas transações do mercado de energia. Com o intuito de melhorar o mercado, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou uma ferramenta que agrupa números de agentes que se encontram dispersos em planilhas e boletins informativos. Construído na plataforma tableau, o programa “Indicadores de Segurança do Mercado” facilita a análise de dados e contrapartes de forma descomplicada, eficiente e séria.

Segundo o presidente do Conselho de Administração, Rui Altieri, há uma pesquisa constante em relação a ações que possam trazer segurança ao crescente número de comercializações e montante financeiro. Sendo assim, o empreendimento se propõe a melhorar o cenário com equivalência de referências com o uso de gráficos que indicam a atividade dos agentes durante os meses. Dessa forma, é possível encontrar com facilidade o agente que mais corresponde ao perfil desejado de contratação ou venda.

A CCEE enviou Nota Técnica à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto de 2019, com inúmeras propostas para o mercado. Além da chamada de margem semanal e novos critérios de participação, a segurança é uma das medidas que já está sendo realizada por meio da plataforma, na qual é possível obter informações sobre o Mercado de Curto Prazo, além de fazer comparações em 60 meses a partir da última contabilização em inúmeras ações, entre elas: montante de Cargas X Total Venda; Resultado do MCP X Balanço Energético; Montante Gerado X Total Compra; Recurso X Requisito; Cessão X Consumo; Consumo por Submercado; Resultado Final.

Voltar às Notícias