Notícias

CRESCIMENTO DA GERAÇÃO SOLAR

ENERGIA SOLAR TEM TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO

Geração distribuída solar chega em 10 GW em 2022

A potência instalada de energia solar na geração distribuída (GD) pode dobrar de tamanho nos próximos 18 a 20 meses. Essa é a perspectiva da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e, por isso, o setor deveria ter uma lei específica para o segmento. Essa estimativa aponta para uma aceleração dos investimentos, já que os 5 GW foram alcançados recentemente e nove anos após o estabelecimento da Resolução Normativa Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no. 482, de 2012.

De acordo com Guilherme Chrispim, presidente do Conselho da ABGD, a tendência é de que os investimentos sigam avançando. Nos últimos nove meses, houve uma expansão de mais de 65%.

Chrispim disse que a expectativa é de que o Projeto de Lei (PL) 5829 que introduz o marco regulatório da GD no País seja colocado em pauta em breve. Segundo ele, a proposta é equilibrada e atende aos interessados de forma geral. Ele ressaltou que a medida tem um viés social em um momento de pandemia, pois cria empregos e geração de renda no País, além de citar a questão da sustentabilidade da fonte.

Com a dimensão continental do Brasil e o bom índice solarimétrico em todo o País, é esperado que o setor continue crescendo.

Voltar às Notícias