Notícias

ENERGIA EÓLICA E SOLAR AUMENTAM

MAIOR CRESCIMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA HISTÓRIA

Fontes de energia renovável aceleram em 2020

Energias limpas cresceram como nunca em 2020. No ano passado, a capacidade global de geração de energia renovável foi 45% maior, segundo um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA).

O crescimento foi o maior desde 1999. A energia eólica liderou a expansão, cresceu 90% frente aos 23% da geração de energia solar.

Para a IEA, esse aumento se relaciona com as decisões políticas globais e o cumprimento de metas ambientais estabelecidas pelos países. No topo do ranking, estão China, Estados Unidos e Vietnã.

Segundo a entidade, as fontes renováveis devem ser responsáveis por 90% da expansão global de energia até 2023. Para a Agência, após o crescimento atual, a fonte eólica deve desacelerar nos próximos anos. As apostas da organização são em hidrogênio limpo e energia solar.

A Europa deve ser o maior mercado de energias renováveis, seguida pelos Estados Unidos. Isso ocorrerá, de acordo com a IEA, graças às políticas europeias sobre as mudanças climáticas e o prazo extenso estabelecido por Biden para os investimentos, que podem não entrar em vigor até o final desta década.

Voltar às Notícias