Notícias

CONSUMIDOR BUSCA POR PAINÉIS SOLARES E GERADORES

PARA SE PREVENIR DE APAGÕES E ECONOMIZAR, CONSUMIDOR BUSCA ALTERNATIVAS

Aumento na conta de luz e risco de apagão fazem crescer busca por energia solar

A forte crise hídrica atravessada pelo Brasil trouxe consigo o temor de episódios de apagão como os de 2001. Além disso, a elevação da tarifa, causada pela maior utilização das térmicas, tem comprometido o orçamento dos cidadãos. Esses dois fatores estão levando consumidores residenciais e empresas a se apressarem em comprar geradores de eletricidade e painéis solares.

No final de agosto, o governo federal anunciou a implantação da bandeira tarifária de escassez hídrica. A sobretaxa de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos tem duração prevista até abril de 2022. Desta forma, só em setembro, é esperado um aumento de 8% nas contas de energia residenciais.

O fenômeno fez com que a busca por painéis solares crescesse de maneira expressiva. Fabricantes registraram alta de 70% nas vendas e reforçaram os estoques para o que deve ser uma longa temporada de alto faturamento.

A busca já é tão grande que, na região Nordeste, uma empresa optou por vender seus equipamentos diretamente, por meio de caminhões que percorrem a cidade anunciando o produto.

Voltar às Notícias